Sobre

PROFESSOR VALENTIM

Caros leitores, o objetivo deste site é estimular o raciocínio e mostrar que vocês são capazes de resolver problemas dos mais simples aos mais complexos e nada melhor que ter a orientação de quem acredita no poder de transformação da educação.

Primeiramente, gostaria de mostrar como cheguei à docência e o porquê da criação deste projeto. Eu me chamo Thiago Valentim e sou professor de matemática desde 2002. Neste mesmo ano fui aprovado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Como é de se imaginar, segui para o curso de Engenharia, na UFRJ.

Também tive outras aprovações em instituições militares, entretanto, foi a partir do ensino médio com o preparatório que surgiu o meu interesse pela matemática, e involuntariamente, convites para dar aulas foram aparecendo. À medida que eu ia praticando os convites passaram a ser constantes, seja para lecionar em cursos ou aulas particulares.

Dessa maneira, me vi em um ponto em que quanto mais eu estudava menos eu sabia e quando percebi já havia trancado a matrícula (desistir nunca) de Engenharia e começado a dar mais aulas, porém senti a necessidade de uma formação, claro, a fim de alçar voos maiores. Por isso, em 2004 prestei novamente vestibular para a UERJ e passei em Matemática, pela segunda vez, porém dessa vez segui o curso até o final.

Com a bagagem de conhecimento adquirida ao longo dessas aulas, cheguei à faculdade cheio de “macetes” e saídas fáceis para problemas difíceis e isso não me ajudou em nada, já que passei a ser questionado não mais sobre os resultados e sim sobre o porquê deles. 

O resto da história é a vida seguindo seu curso. Formado em Licenciatura em Matemática, aprovado em concursos públicos, professor da rede pública e privada, vi que ainda poderia aprender mais, afinal conhecimento nunca é demais. Por isso, em 2014 entrei para o Mestrado de Matemática na UFRJ, onde descobri da melhor forma que “o que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano” (Sir. Isaac Newton).

Com base no que foi dito e em minhas reflexões sobre o papel do professor na sociedade decidi, no feriado de carnaval do ano de 2019, ajudar meus alunos da rede pública que têm tantas dificuldades em assuntos básicos, para que pudessem ter um pouco mais de meus conhecimentos que foram adquiridos com muitos anos de estudo e prática. Essa ajuda veio em forma de um canal no YouTube, em que me senti realizado de tal forma que em poucos meses consegui gravar 131 aulas, sem deixar de lado uma jornada de trabalho de 62 horas semanais e um filho maravilhoso de 4 anos, que é o motivo da minha busca por uma educação de qualidade para todos.